terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Roteiro para entrevista

ROTEIRO PARA ENTREVISTAS
Nome da pessoa entrevistada e apelido (se tiver):
.........Maria Lúcia Soares Silva ....................................................................
Local de nascimento (país, estado, cidade, bairro):
..Campos dos Goitacazes. ............................................................................
Data de nascimento: .11/01/1944 ...................................... Idade: ....65 ................
Tipo de trabalho: ...Do lar.. ..........................................................................
Endereço atual: ...Rua Érica Reis Nº 22 , Pq. Amorim –Belfordroxo –RJ .............................................................................

Fale um pouco sobre o lugar onde nasceu (descreva locais e pessoas). Havia escola, áreas verdes, muitas casas, edifícios? O lugar era interior, só tinha mato, poucas casas. A maioria das pessoas tinha seu pedacinho de terra e ela mesmo plantava e colhia os alimentos. Ex: feijão, mandioca, couve, abóbora e outros.

Houve muitas modificações? Em quais aspectos? Houve sim, o que antes era tudo mato e roça, hoje tem muitos prédios, carros e extração de petróleo.

Como era o cuidado das pessoas com o ambiente natural? Era maior do que hoje. Antes nós olhávamos víamos aquelas árvores frondosas e as pessoas tinham cuidado de plantar mais árvores, porque fazia sombra e dava frutas.

Considera que amizade, boa vizinhança e festejos eram importantes em relação aos cuidados com o ambiente? Por quê? Todo mundo se ajudava, principalmente na época da colheita. Fazíamos uma espécie de revezamento da terra. Plantávamos numa parte da terra na outra criávamos o gado e depois só mudávamos de lugar.

Como você se vê em relação ao mundo? Cuida dele? Não. Tento mais não cuido como deveria na cidade grande a vida é muito corrida, não tenho tempo de plantar nada e nem espaço para isso.

Qual foi o resultado de sua Pegada Ecológica? Pensa que pode ser melhorada? Como? O resultado não foi bom. Posso melhorar sim. Cuidando em separar o lixo para reciclagem, fazer uma hortinha nem que seja em um caixote, andar mais a pé ou em transporte coletivo, coisas desse tipo.
Patricia Soares Fonseca – Santana-AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário